ISOLAMENTO TÉRMICO DE DUTOS DE AR CONDICIONADO

Os dutos em chapa galvanizada para condução de ar condicionado, são isolados termicamente para manter a temperatura do ar até sair dos difusores, chegando aos ambientes com temperatura e umidade adequadas. Além disso, o isolamento evita a condensação de água nas faces externas dos dutos, pelo diferencial de temperatura ali existente.

O material de isolamento deve ser escolhido por suas qualidades e pelo seu custo final. Sob esse aspecto o EPS está bem situado, sendo dos mais consumidos para essa finalidade. Sua estrutura resistente e impermeável, sua manipulação e corte fáceis ,além do baixo coeficiente de condutividade térmica, dão vantagens significativas ao aplicador e usuário.

Usa-se o EPS classe F I com espessuras que variam de 13 mm a 50 mm, dependendo da posição dos dutos em relação ao edifício. Todos os casos devem ser calculados, a colocação deve ser bem ajustada sobre os dutos sem ressaltos ou vazios, as juntas vedadas com asfalto frio . Os cantos devem ser protegidos por cantoneiras de chapa galvanizada #24.

A espessura do isolante deve ser constante em todo o contorno do duto. O adesivo utilizado não pode conter solventes derivados de petróleo.